terça-feira, 18 de março de 2008

Vertigem: um processo contínuo de criação

Vertigem é um espectáculo que cruza as linguagens do teatro e do vídeo, resultante de um processo contínuo de criação que teve a sua primeira fase em Março e Abril de 2007, culminando numa apresentação pública a 21 de Abril, no Centro Cultural de Alfena (Valongo). O espectáculo que agora se apresenta resulta de uma nova fase de criação, durante a qual se aprofundaram conteúdos e formas.

Durante o processo da primeira fase de criação de Vertigem, devido à proximidade entre os vários elementos da equipa, surgiu o desejo de criar uma linguagem pluridisciplinar, onde as fronteiras entre as diversas áreas se tornassem muito ténues, quase invisíveis, e onde o universo plástico adquirisse uma relevância e um carácter dramatúrgico muito fortes, chegando mesmo a constituir-se como uma personagem comunicante.

Na génese de Vertigem estão vários pressupostos: a definição da temática, através do conceito figurativo do termo vertigem e do seu relacionamento com outros três motes – sonho, medo, desejo; a definição conceptual de três personagens – Doutor, Agnes e Mulher Digital; a criação de um dispositivo cénico que permite a manipulação e o jogo entre ficção e realidade; o recurso a materiais textuais e imagéticos, como, por exemplo, O Sonho e Inferno de August Strindberg.

O resultado é consequência de um trabalho em conjunto de co-criação, em que se quebram hierarquias teatrais e onde se parte do levantamento de materiais diversos para realizar uma posterior escrita dramática e coreográfica.

Nenhum comentário: